Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Clarianas
  • Outros Documentos Medievais
  • Testemunhos

Testemunhos - Introdução

OUTROS DOCUMENTOS MEDIEVAIS

Apresentamos alguns documentos medievais relativos a Santa Clara. Também são elementos para a situação histórica de Santa Clara, mas não se enquadram nas divisões anteriores. 
São de três tipos: 
Em primeiro lugar, as páginas mais importantes que, nas Fontes Franciscanas, falam de Santa Clara e de suas Irmãs. São tirados das Legendas de Tomás de Celano (1Cel 18-20; 116-117; 2Cel 204-207), da Vida de São Francisco de Juliano de Spira (JuVi 72), da Legenda Maior de São Boaventura (LM IV,6; XII,2; XIII,8; XV,5), do Livro dos Louvores do Bem-aventurado Francisco de Bernardo de Bessa (7), da Compilação de Assis (CA 13, 85), do Espelho da Perfeição (EP 84, 90, 108), dos Actus Beati Francisci et Sociorum ejus (15, 16, 21, 41, 42) e das Florinhas (Fior 15, 16, 19, 33, 35). Aconselhamos nossos pesquisadores e os possuidores das Fontes Clarianas em livro que os busquem diretamente em nosso Índice. 
Acrescentamos, em segundo lugar, na pasta TESTEMUNHOS, alguns dos principais testemunhos pessoais de que pudemos lançar mão. São de Estevão de Narni, de Jacques de Vitry, o discurso do bispo Frederico Visconti em favor da canonização de Santa Clara, o testemunho de Frei Leão sobre o “Breviário de São Francisco” que foi doado às Clarissas. Também pareceu interessante acrescentar aqui duas citações da obra poética de Jacopone de Todi, em que ele, ainda no fim do século XIII, recordou Santa Clara. Quanto aos testemunhos de Jacqes de Vitry, Estevão de Narni e mesmo de Jacopone de Todi, também aconselhamos a buscar uma versão mais completa no índice, pois são documentos mais completos das Fontes Franciscanas. O testemunho do bispo Frederico Visconti e de Frei Leão sobre o breviário têm aqui sua principal colocação. 
Por último, mas não porque tenham menos valor, apresentamos na pasta DIVERSOS, o cântico de São Francisco Ouvi Pobrezinhas, (que está melhor apresentado nas Fontes Franciscanas), uma Carta pessoal de Santa Inês de Assis quando esteve em Florença, a Carta Circular enviada de Assis para anunciar a morte de Santa Clara, uma Procuração que ela e cinqüenta Irmãs assinaram para alienar um terreno que lhes fora doado. Falo de alguns preciosos hinos medievais, destacando especialmente os que o Papa Alexandre IV compôs para a Liturgia de Santa Clara. Também uma Carta que São Boaventura dirigiu às Senhoras Pobres de São Damião, alguns anos depois da morte da Santa. E ainda colocamos uma citação da obra De Perfectione vitae, também dirigida pelo Santo Doutor Seráfico às filhas de Santa Clara. Do mesmo autor, acrescentamos uma pequena citação de um discurso em que diz que São Francisco fundou as três Ordens e é, portanto, verdadeiro fundador da Segunda Ordem. 
Ainda haveria muitos outros documentos medievais que poderiam ser úteis para o estudo de Clara de Assis e de sua Ordem. Ainda não estão neste programa. Quando pudermos coloca-los, irão para o índice dos nossos Instrumentos de trabalho.