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TEXTO ORIGINAL

Cronica de Frei Tomás de Eccleston - 90

90. Huic quoque successit frater Johannes de Parma, lector, qui sententias cursorie legerat Parisius, praecipuus zelator ordinis; qui venit in Angliam tempore fratris W. de Notingham, et provinciale capitulum celebravit Oxoniae, et fratres ad unitatem revocavit, qui praecedere ceteros in sententiis singularibus inceperant. Hic obedientiam et honestatem Anglicorum in omnibus provinciis praedicavit. Ipse fratres Parisius, personaliter in universitate professionis implicitatem protestans, revocata apellatione quam fecerant, reconciliavit.

 Ipse, ut vicissim generale capitulum ultra montes et citra celebraretur, ordinavit.

Demum, non valens diutius pondus portare ministerii generalis a domino papa Alexandro quarto, ut cedere posset, obtinuit. Dixit autem idem pater, quod cum ex duobus parietibus construatur aedificium ordinis, scilicet moribus bonis et scientia, parietem scientiae fecerunt fratres ultra coelos et coelestia sublimem, in tantum ut quaererent, an Deus sit; parietem vero morum permiserunt ita bassum esse, ut pro laude magna dicatur de fratre: “Securus homo est”; unde non convenienter videbantur aedificare. Voluit autem, ut fratres reverentiam suae religionis et publicis meritis se potius tuerentur erga praelatos et principes, quam apostolicis privilegiis; et ut essent minores inter omnes humilitate et mansuetudine.

TEXTO TRADUZIDO

Crônica de Frei Tomás de Eccleston - 90

90. Sucedeu-lhe Frei João de Parma (32), lente, que lecionava as sentenças como “cursor” em Paris, notável zelador da Ordem. Veio para a Inglaterra no tempo de Frei Guilherme de Nottingham, celebrou o Capítulo provincial em Oxford e convocou de novo à unidade os frades que queriam destacar-se dos outros por opiniões excêntricas. Exaltou a obediência e a honestidade dos ingleses em todas as províncias. Reconciliou os frades de Paris, protestando pessoalmente na universidade a simplicidade da profissão, depois de ter revogado a apelação que eles haviam feito.

Foi ele quem ordenou que o Capítulo geral se celebrasse alternadamente para lá e para cá dos Alpes.

Por fim, não podendo suportar por mais tempo o peso do ministério geral, obteve do senhor Papa Alexandre IV poder retirar-se. Dizia o mesmo padre que, como o edifício da Ordem se constrói com duas paredes: os bons costumes e a ciência, os frades levantaram a parede da ciência acima dos céus e do que é celeste a ponto de perguntar se Deus existe. Mas deixaram a parede dos costumes tão baixa que dá para dizer de um frade, como grande louvor: “E um homem seguro”. Parecia que não estavam edificando convenientemente. Queria que os frades se defendessem diante dos prelados e príncipes mais por merecimentos públicos do que por privilégios apostólicos; e que fossem os menores entre todos pela humildade e pela mansidão.