Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Clarianas
  • Outros Documentos Medievais
  • Testemunhos
  • Frei Leão - Breviário

Frei Leão - Breviário

1 O Bem-aventurado Francisco adquiriu este breviário para seus companheiros Frei Ângelo e Frei Leão e, no tempo em que tinha saúde, sempre quis recitar o ofício como está contido na Regra. No tempo em que esteve doente, como não podia recitá-lo, queria ouvi-lo. E continuou a fazer isso enquanto viveu. 
2 Também mandou escrever este Evangeliário e, no dia em que não podia em que não podia ouvir a missa por causa da doença ou de algum outro manifesto impedimento, fazia com que lhe lessem o evangelho que se lia na igreja, na missa daquele dia. E continuou a fazer isso até sua morte. Pois dizia: Quando não ouço a missa, adoro o corpo de Cristo com os olhos da mente na oração, do mesmo jeito que o adoro quando o vejo na missa. 
3 Depois de ouvir ou ler o evangelho, o bem-aventurado Francisco sempre beijava o livro, pela maior reverência ao Senhor. 
4 Por isso Frei Ângelo e Frei Leão suplicam quanto podem a Dona Benedita, abadessa do mosteiro das senhoras pobres de Santa Clara, e a todas as abadessas desse mosteiro que vierem depois dela, que, pela recordação e devoção do santo pai, conservem sempre no mosteiro de Santa Clara este livro que o pai leu tantas vezes.