Sobre o Centro Franciscano

 

Sobre o CentroNosso Centro Franciscano de Espiritualidade, criado por decisão dos Superiores Provinciais dos Franciscanos Capuchinhos de São Paulo depois do Capitulo Provincial de 1989, teve início em janeiro de 1990. A intenção era dar elementos de Espiritualidade Franciscana a todos os seguidores e amigos de São Francisco e Santa Clara. Começamos timidamente com alguns retiros e algumas publicações. Também fomos dando os primeiros passos para informatizar nossa biblioteca.

O primeiro grande impulso aconteceu quando conseguimos criar o site www.procasp.org.br e começamos a disponibilizar gratuitamente as Fontes Franciscanas e Clarianas em latim e português a todos nossos irmãos e irmãs. Em alguns anos, nosso centro passou a ser conhecido em muitos outros países e universidades. Os textos originais das Fontes em latim não eram fáceis de encontrar.

Um segundo grande impulso foi dado com a criação do Curso Franciscano de Verão, por onde, em pouco tempo, já passaram mais de cem pessoas, contando leigos e leigas, Irmãs, Frades e até mesmo Irmãs Clarissas. O número de colaboradores começou a crescer.

Nosso site é visitado em muitos países e as consultas que recebemos por e-mail são constantes. Nos primeiros anos imprimimos um folder para apresentar o Centro e outro para apresentar as Fontes.