Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Clarianas
  • Outros Documentos Medievais
  • Diversos
  • Carta de Santa Inês de Assis

Carta de Santa Inês de Assis - Introdução

2. Carta de Santa Inês de Assis a sua irmã Santa Clara 

Inês de Assis esteve mais de vinte anos no mosteiro de Monticelli, de Florença. Voltou para São Damião pouco antes da morte de Santa Clara, e morreu no dia 27 de agosto, dezesseis dias depois dela. 
Observe-se que essa data de sua morte é discutida, porque a comemoração de Santa Inês de Assis é em novembro. Mas três meses após a morte de Clara não combina com os “poucos dias depois”, da LSC 48. 
Não se sabe ao certo em que ano mudou de mosteiro e, portanto, em que ano escreveu a carta que damos abaixo. Alguns afirmam que a carta é de 1219, porque Inês teria sido mandada para Florença por um comum acordo entre Hugolino e São Francisco. Nesse caso, como explicar que, em 1220, a carta de Hugolino mande cumprimentos para ela em Assis? Além disso, é preciso lembrar que Frei Elias esteve na Síria de 1217 a 1221, e Inês não poderia pedir que ele a visitasse freqüentemente. Outros preferem situar a ida de Inês para Monticelli e a carta depois de 1229, quando Gregório IX confirmou o Privilégio da Pobreza. 
Também não temos nenhuma outra carta, nem dela para Clara e nem de Clara para ela, embora se possa presumir que a correspondência entre as duas irmãs tenha sido grande. Alguns poucos autores puseram em dúvida a autenticidade desta carta, por causa do excelente latim e pelo tom um tanto patético, mas esses motivos, evidentemente, não são suficientes. 
A carta é um precioso documento pra conhecermos de perto o espírito da irmã de Santa Clara e para fazermos um confronto com as cartas de nossa santa. 
Traduzimos o original latino que se encontra na “Crônica dos XXIV Gerais”, publicada pela Analecta Franciscana X, 173-182.2. 
A sigla deste documento é CtIa.