Publicações - Livros

A Primeira FranciscanaA PRIMEIRA FRANCISCANA
Ir. Margaret Carney Traduzido por Fr. José Carlos C. Pedroso, OFMCap
223 páginas

Uma análise da forma de vida de Santa Clara de Assis.

O grande mérito de Margaret Carney é abrir nossos olhos para o extraordinário valor da Regra de Santa Clara como fonte da Espiritualidade Franciscana.

 

Quando São Francisco escreveu em 1212, a sua “Forma de Vida” para Clara e suas Irmãs, estava conseguindo condensar em poucas palavras o núcleo de toda Espiritualidade Franciscana: viver a Santíssima Trindade, como Nossa Senhora vive na sua plenitude.

A “Forma de Vida” tem uma versão poética na famosa Antífona de Nossa Senhora, do Ofício da Paixão, em que é repetida conceito por conceito. Recebe uma explanação de valor excepcional na Primeira Carta aos Fiéis, que constituiria o fundamento da vida da Ordem Terceira. Só à sua luz podemos intuir toda a profundidade da proposta da Regra não bulada (1221), depois resumida na Regra bulada (1223) de São Francisco.

Mas a melhor elaboração da “Forma de Vida para Santa Clara” foi feita pela própria Santa, através de quarenta anos silenciosos que culminaram quando redigiu a sua Regra, aprovada em 1252 pelo cardeal protetor e em 1253 pelo papa Inocêncio IV. E Margaret Carney sabe demonstra-lo com perícia e beleza.