Programação do Curso Franciscano de Verão

CURSO FRANCISCANO DE VERÃO – 2017
DE 8 a 28 DE JANEIRO – ALTO DA SERRA – SÃO PEDRO

Em 2017, o CURSO FRANCISCANO DE VERÃO acontecerá no período de 8 a 28 de janeiro. 

Neste ano, o curso sofrerá alterações em sua programação e voltará a ser realizado em 3 anos, como nas suas origens. De acordo com o novo redimensionamento, será estruturado em 3 eixos distintos e complementares entre si, distribuído em 9 unidades. E para 2017 teremos, já de acordo com a nova configuração: o 1º ano – unidades 1, 2 e 3; o 2º ano – unidades 4, 5 e 6.

1º Ano   Eixo – HISTÓRIA E FONTES FRANCISCANAS E CLARIANAS
 UNIDADES
1. Introdução às Fontes Franciscanas (Fr. Aldir Crocoli, OFMCap.)
2. Introdução à História Franciscana I (Prof. Jefferson Eduardo dos Santos Machado)
3. Introdução às Fontes e à Espiritualidade Clarianas (Fr. Marcos R. R. de Carvalho, OFMCap.)

 

2º Ano   Eixo – HISTÓRIA E ESPIRITUALIDADE
 UNIDADES
4. Introdução à História Franciscana II – A Reforma Papal (Prof. Leandro D. Rust)
5. Elementos da Espiritualidade Franciscana a partir das fontes (Fr. Antônio Mota, OFMConv.)
6. Espiritualidade, Doutrina e Santidade (Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM)

 

3º Ano  Eixo – HERANÇA FRANCISCANA (somente em 2018)
 UNIDADES
7. Pensamento como Identidade e Presença 
8. Herança Franciscana no Horizonte Atual 
9. Os Movimentos Penitenciais e sua Atualização 

O Curso é destinado a toda a família franciscana e aos demais interessados em aprofundar seus conhecimentos em franciscanismo. E para os que não podem frequentar o curso integral, existe a possibilidade de participar de apenas uma ou duas unidades. Conheça nossa programação para 2017 e junte-se a nós! 

HISTÓRIA E FONTES FRANCISCANAS E CLARIANAS
(UNIDADES 1, 2 e 3) - 1º ANO

Primeira Semana - Unidade 1 

9 a 14 de janeiro de 2017 

Tema: Introdução às Fontes Franciscanas

 

Ementa: Apresentação e conhecimento críticos dos documentos relativos a São Francisco no séc. XIII.

Bibliografia básica: a ser apresentada pelo professor durante o curso.

Prof. Frei Aldir Crocolli, OFMCap: Graduação: em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas; em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); mestrado em Teologia, pelo Pontificium Atheneum Antonianum de Roma e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

 

Segunda Semana - Unidade 2 

16 a 21 de janeiro de 2017 

Tema: Introdução à História Franciscana I

 

Ementa: História Franciscana I: História da Ordem – 1ª. Parte: 1209-1247. Vida religiosa nos tempos pré-franciscanos: movimentos de contestação e reforma; as heresias; A fundação da Ordem. Os inícios: a aprovação da Regra de 1209; primeiros anos: 1209-1217; de 1217 a 1223: expansão, crise, consequências; A Regra de 1221; A Regra de 1223; O Testamento (1226); 1223-1239: A Formação da Ordem; A Ordem após a morte de S. Francisco; A canonização de Francisco; A basílica e a Vida Primeira de Celano; O capítulo de 1230; A Bula Quo Elongati (1230); A isenção dos frades através da “Nimis Iniqua” (1231); Estudos; Extensão do Ministério apostólico; O Generalato de fr. Elias de Cortona (1232-1239); A Ordem Franciscana de Elias a Boaventura: Os partidos, as lutas internas; o joaquimismo; Mudanças sob o Geral frei Aimon de Faversham (1240-1244); Governo de frei Crescêncio de Iesi (1244-1247). História da Ordem – 2ª Parte: 1247 – 1900. O generalato de João de Parma (1247-1257); O tempo de Boaventura (1257-1274): As Lutas externas: pregação, ensino, mendicância; Avaliação do papel de Boaventura; As lutas pela pobreza: 1274-1328; A bula “Exiit qui Seminat”; Abusos dentro da Ordem; A bula “Exultantes in Domino” (1283); Os Espirituais; Geraldo de Borgo San Donnino; Ângelo Clareno; Pedro Olivi; Ubertino de Casale. Os Zelantes; Os espirituais e o “Papa Angélico”; A Bula “Exivi de Paradiso”; O Cisma de Miguel de Cesena (1328-1347). O Conventualismo e os Inícios da observância (1415-1517); As “quatro colunas da Observância”. Tentativas de salvação da unidade da Ordem. Surgimento das várias “Reformas”. A separação definitiva: a Bula “Ite Vos in vineam meam”. Os Observantes: 1517-1750; Reformas dentro da Reforma; Os Descalços ou Alcantarinos. Decadência e Restauração: 1750-1850. Os capuchinhos. Os Conventuais. A Ordem Terceira Secular: origens do Movimento dos “Penitentes”; Estatuto Medieval da “Terceira Ordem”; as primeiras legislações; O Memoriale Propositum; Evolução da OFS. A TOR. A Segunda Ordem ou Clarissas; Movimento Medieval das Beguinas; as várias denominações; Os primeiros estatutos; Expansão; as Reformas.

Bibliografia básica:
DESBONNETS, Théophile. Da Intuição à instituição. Petrópolis: Cefepal, 1987.
MERLO, G. Giovanni. Em nome de São Francisco. Petrópolis: Vozes-FFB, 2005.
MICCOLI, Giovanni. Francisco de Assis, realidade e memória de uma experiência cristã. Petrópolis: FFB, 2004.
TEIXEIRA, Celso M. (Org.). FONTES FRANCISCANAS E CLAREANAS, Petrópolis: Vozes-FFB, 2004.
VV.AA. Francisco de Assis y el primer siglo de historia franciscana, Ed. Franciscana Arantzazu, Oñati
(Guipúzcoa), 1999.

Prof. Dr. Jefferson Eduardo dos Santos Machado: Graduado em História pelo Instituto de História (IH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e doutor pelo programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC). Pesquisador Colaborador do Programa de Estudos Medievais (PEM). Historiador do Museu Aeroespacial.

 

Terceira Semana - Unidade 3

23 a 28 janeiro de 2017 

Tema: Introdução às Fontes e à Espiritualidade Clarianas

 

Ementa: 1. Introdução geral: as fontes documentais, bibliografia e cronologia de Clara de Assis comentadas. 2. Métodos de leitura de fontes. 3. As Fontes Clarianas: os Escritos de Clara de Assis e suas Fontes Históricas. 4. A espiritualidade de Santa Clara a partir das fontes documentais.

Bibliografia básica:
ALBERIGO, Giuseppe (Org.). História dos concílios ecumênicos. Tradução de José Maria de Almeida. São Paulo: Paulus, 1995.
BARTOLI, Marco. Clara de Assis. Tradução de Almir Ribeiro Guimarães. Petrópolis: VozesFFB, 1998.
CARNEY, Margaret. A primeira franciscana: Clara de Assis e sua forma de vida. Tradução de José Carlos Corrêa Pedroso. Piracicaba: Centro Franciscano de Espiritualidade, 1997.
CAROLI, Ernesto (Org.). Fonti Francescane. Nuova edizione: scritti e biografie di san Francesco d’Assisi, cronache e altre testimonianze del primo secolo franciscano, scritti e biografie di santa Chiara d’Assisi, testi normativi dell’Ordine Francescano Secolare. Padova: Editrici Francescane, 2004.
COVI, E.; RAURELL, F. Metodi di lettura delle fonti francescane. Roma: Collegio s. Lorenzo da Brindisi, 1988. (Dimensioni Spirituali IX); CREMASCHI, Chiara Giovanna. Chiara di Assisi: un silenzio che grida. Assisi: Porziuncola, 2009. (Chiara nei secoli).
PEDROSO, José Carlos C. Fontes Clarianas. 4. ed. Piracicaba: CFE, 2004.
ROTZETTER, Anton. Clara de Assis: a primeira mulher franciscana. Tradução de Carlos Almeida. Petrópolis: Vozes-CEFEPAL, 1994.
URIBE, Fernando. Introducción a las hagiografías de San Francisco y Santa Clara de Asís (siglos XIII y XIV). 2. ed. amp. Murcia: Instituto Teológico de Murcia, 2010. (Serie Mayor, n. 30).
VAUCHEZ, André. A espiritualidade da Idade Média ocidental: séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.
______. Francisco de Assis: entre história e memória. Lisboa: Piaget, 2013.
ZAVALLONI, Roberto. A personalidade de Santa Clara de Assis. Tradução de Ary Estêvão Pintarelli. Petrópolis: Vozes, 1995.

Prof. Frei Marcos Roberto Rocha de Carvalho, OFMCap: Licenciatura em Letras (Português e Inglês e suas respectivas literaturas) pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (Amparo-SP); bacharelado em Teologia pela Faculdade Dehoniana (Taubaté-SP) e
mestrando em Teologia Espiritual com ênfase em estudos franciscanos pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

 

 

HISTÓRIA E ESPIRITUALIDADE
(UNIDADES 4, 5 e 6) - 2º ANO

Primeira Semana – Unidade 4

09 a 14 de janeiro de 2014

Tema: Espiritualidade, Doutrina e Santidade

 

Ementa: 1. Reflexões sobre o saber histórico; 2. (Re) construindo o contexto histórico: questões metodológicas; 3. O ambiente social, econômico, político e cultural do surgimento do franciscanismo.

Bibliografia básica: a ser apresentada pelo professor durante o curso.

Prof. Dr. Leandro Duarte Rust

 

Segunda Semana - Unidade 5

16 a 21 de janeiro de 2017

Tema: Elementos da Espiritualidade Franciscana a partir das fontes

 

Ementa: a ser apresentada pelo professor durante as aulas.

Bibliografia básica: a ser apresentada pelo professor durante as aulas.

Prof. Me. Frei Antonio César Maciel Mota, OFMConv.: Mestre em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma (Itália).

 

Terceira Semana - Unidade 6

23 a 28 de janeiro de 2017 

Tema: Espiritualidade, Doutrina e Santidade

 

Ementa: Este curso tem a finalidade de dar uma visão geral e aprofundar aspectos da Espiritualidade, Doutrina e Santidade da Herança Franciscana;pontuar aspectos importantes do caminho espiritual e mostrar alguns santos que marcaram, de um modo muito singular estes
séculos de franciscanismo no mundo.

Bibliografia básica: a ser apresentada pelo professor durante o curso.

Prof. Fr. Vitório Mazzuco Filho, OFM: Graduação em Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis; mestrado em Teologia com especialização em Teologia Espiritual e Franciscanismo no Pontificium Athenaeum Antonianum de Roma.

 

 INVESTIMENTO

O Seminário Santo Antônio (visite o site: www.seminariosantoantonio.com.br), como tradicionalmente é conhecido, está localizado no bairro Alto da Serra na cidade de São Pedro (SP). Com administração própria, é uma casa de encontros que, ao longo destes 8 anos, tem acolhido nosso Curso Franciscano de Verão desde a sua fundação em janeiro de 2008.

Atualmente, a fraternidade do seminário é composta de 4 frades. E ela está à disposição da comunidade que queira fazer momentos de oração e de lazer. O seminário é um lugar ideal para retiros, congressos, conferências, cursos, encontros (de jovens, de casais e de pastorais), bem como, para reuniões familiares. É, portanto, uma casa autossustentável, que se mantém especialmente com
as receitas das hospedagens.

Não seria necessário, mas desejamos ressaltar que o próprio Curso Franciscano de Verão e toda a sua equipe (coordenadores, professores etc.) são também hóspedes do Seminário Santo Antônio, pois a sede do Centro Franciscano de Espiritualidade se encontra na cidade de Piracicaba (SP). Assim sendo, de acordo com as informações do então guardião da fraternidade e administrador local, Frei Sérgio de Araújo, o valor da diária de hospedagem praticado terá apenas o acréscimo de R$ 5,00 sobre o valor de janeiro deste ano de 2016. O valor da taxa de matrícula do curso permanece o mesmo de 2016. Confira as tabelas abaixo: 

 

VALORES DA HOSPEDAGEM PARA OS ALUNOS DO CURSO
21 dias R$ 1790,00 (sendo R$ 85,00 a diária)
14 dias R$ 1265,00 (sendo R$ 90,00 a diária)
07 dias

R$ 705,00 (sendo R$ 100,00 a diária) 

 

CUSTO TOTAL DO CURSO FRANCISCANO DE VERÃO

valor total da hospedagem

valor da taxa de matrícula do curso valores totais = hosp. + matríc.  parcelamento

21 dias - R$ 1790,00 

R$ 450,00 R$ 2240,00

3 parcelas de R$ 746,00

 14 dias - R$ 1265,00  R$ 315,00  R$ 1580,00  2 parcelas de R$ 790,00
07 dias - R$ 705,00  R$ 165,00  R$ 870,00  2 parcelas de R$ 435,00

Por questão de organização e do repasse do valor da diária dos alunos ao Seminário Santo Antônio, os pagamentos das parcelas devem ser efetuados até APENAS 6 DE JANEIRO DE 2016 via depósito no BANCO BRADESCO, AGÊNCIA 2209-8, CONTA CORRENTE 32636-4, em nome de PROVÍNCIA DOS CAPUCHINHOS DE SÃO PAULO. Para que sua inscrição seja confirmada, envie-nos uma cópia do comprovante de depósito por este e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , com a sua devida identificação.

 

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

 

  •  A nossa casa está situada em um local que favorece a oração, o silêncio e a contemplação. É um ambiente agradável localizado no Alto da Serra da cidade de São Pedro-SP. E mesmo que estejamos no verão, recomendamos aos alunos que tragam consigo roupas de frio devido a eventuais mudanças de temperatura. Quanto às roupas de cama e banho, não é necessário trazê-las, pois a casa oferece-as aos hóspedes.
  • Os valores do curso serão parcelados somente em 3 vezes: de novembro de 2016 a 6 de janeiro de 2017.
  • O aluno que necessitar de recibos, favor mencionar, no ato de sua matrícula, o nome (civil ou a razão social da instituição à qual pertence), o CPF (se for pessoa física) ou CNPJ (se for pessoa jurídica), bem como o devido endereço, se julgá-lo necessário.
  • Lembramos que os custos de hospedagem e de alimentação de alunos que cheguem ao Seminário Santo Antônio anteriormente à data e ao horário previstos para o início das atividades não estão incluídos no “pacote do curso”. Os dias do curso começam a ser contados somente a partir da missa de abertura. Qualquer permanência extra – antes ou depois de cada semana do curso – no Seminário Santo Antônio deve ser combinada DIRETA e SOMENTE com o então Guardião do Seminário.
  • Para se evitar eventuais problemas e despesas desnecessárias, a equipe do curso não oferecerá transporte nem pessoal para a compra de eventuais passagens de viagens de retorno de alunos. Cada um, portanto, já providencie antecipadamente também a sua passagem de volta para casa, isto é, vem para o curso com ela já comprada.

Durante o curso:

  1. todos os presentes promovam um ambiente fraterno e segundo a ética cristã e franciscana;
  2. cada aluno e cada professor seja pontual para com os horários estabelecidos;
  3. cada aluno participe com responsabilidade e espírito fraterno de sua equipe de trabalho;
  4. haverá diariamente a celebração da Santa Missa (de manhã) e das Vésperas da Liturgia das Horas (à tarde). Portanto, para as Vésperas, sugerimos aos alunos: o caderno da Liturgia das Horas de Janeiro de 2018 publicado pela Editora Paulus ou o volume único da Liturgia das Horas ou ainda aplicativos litúrgicos para celulares e tablets;
  5. as noites serão livres, mas há possibilidade de alguma atividade sugerida pelos professores, pela coordenação do curso ou pelos próprios alunos (filmes, jogos, palestras, etc.);
  6. haverá também atividades lúdicas e de integração. A primeira delas é o bingo fraterno no dia 14 de janeiro (sábado à noite), para o qual pedimos a cada aluno que nos traga um presente bem legal! A segunda é a tradicional noite cultural no dia 21 de janeiro (sábado à noite). E para enriquecê-la, pedimos a todos que nos tragam algo específico de sua região e que preparem peças teatrais, músicas, etc. para nosso “show de talentos”.
  • Apostilas e outros materiais didáticos enviados pelos professores à secretaria do Centro Franciscano de Espiritualidade serão encaminhados com antecedência aos alunos para que possam trazê-los para o curso já impressos ou em forma digital. Eventuais serviços de fotocópia ou impressão poderão ser oferecidos pelo Seminário Santo Antônio.
  • No dia 8 de janeiro, domingo, às 18h, teremos a Missa de abertura do curso, e, por isso, pedimos a todos que cheguem pontualmente para este evento.
  • As aulas propriamente ditas têm início a partir do dia 9, segunda-feira, às 8h30.
  • Horário diário durante o Curso Franciscano de Verão 2017:

HORÁRIO 

HORAS

ATIVIDADES

07h15

  • Celebração Eucarística (sem laudes)

08h00

  • Café da manhã

08h30

  • Aulas

10h15

  • Intervalo

10h30

  • Retorno às aulas

11h45

  • Descanço

12h00

  • Almoço

14h30 

  • Aulas

16h00 

  • Intervalo

16h15 

  • Retorno às aulas

17h30

  • Descanso

18h30

  • Oração das Vésperas

19h00

  • Jantar

20h00

  • Noite livre,  com possibilidade de atividades

22h00

  • A partir desta hora, preservar o silêncio. Repouso

Aguardamos a todos para esses dias de aprendizado, oração e convivência fraterna.

Em Francisco e Clara, o nosso Abraço Fraterno.

Fr. Marcos Roberto Rocha de Carvalho, OFMCap.
Diretor do Centro Franciscano de Espiritualidade
e Equipe do Curso Franciscano de Verão 2017

Faça sua inscrição!

Baixe a programação aqui!