2012

É de iniciativa de nossa Província, através do centro Franciscano de Espiritualidade entidade de grande prestígio dentro do Franciscanismo nacional e do exterior. 

O Curso é ministrado em quatro anos, aproveitando três semanas do mês de janeiro. Fundado pelo Frei José Carlos Correa Pedroso - conhecido franciscanólogo, de reconhecimento internacional - é organizado e coordenado por ele e um Conselho de Direção. 

Neste ano seis frades de nossa Província (José Carlos Pedroso, Marcos Roberto, Sermo, Denilson, Serginho e Mauro) atuaram como professores no Curso, ao lado de renomados professores, religiosos e leigos, vindos de várias partes do Brasil. Frei Arcanjo e Frei André compõem o Conselho do Curso. (Os nossos pós-noviços participaram também). 

Nesse semestre ministrei uma unidade no Curso e pude perceber e avaliar que o Curso é muito sério, tem uma grade curricular de valor, é muito estimado e tem grande participação de religiosos e religiosas franciscanos e muitos leigos - vindos de quase todo o Brasil- do Amapá ao Rio Grande do Sul. 

Nossa Província , pelo seu Definitório, tem apoiado o Curso. Todos os que o dirigem e dele participam têm certeza de que contarão sempre com esse apoio. Seria muito bom que nossas Fraternidades apoiassem também essa iniciativa e investissem em alguns leigos e leigas de suas Comunidades (OFS principalmente) para participarem desse grande espaço de formação franciscana 

Frei Mauro A. Strabeli 

 

De 5 a 25 de janeiro foi realizado na Serra de São Pedro mais um Curso Franciscano de Verão. Foi a quinta vez. Conseguimos ajustar cada vez melhor o Curso. 

Fizemos uma experiência nova: além de apresentar o Primeiro e o Terceiro Ano do Curso, promovemos também três semanas paralelas, onde vamos podendo atender a demanda por matérias novas. 

Neste ano, movimentamos 90 pessoas, entre cursistas (77), professores (11) e auxiliares (2). Tivemos alunos desde o Amapá até o Rio Grande do Sul. Estiveram presentes as Irmãs Clarissas. Os leigos presentes foram onze, incluindo três casais da OFS. 

Como professores tivemos: Edivaldo José Bortoleto (Unimep e Salesianos), Dra. Andréia Cristina Lopes Frazão (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e Prof. Alberto Moreira (Universidade Católica de Goiás -leigos. Os franciscanos da Província da Imaculada: Frei Vitório Mazzuco, Frei João Mannes, Frei Sinivaldo Tavares e Frei Sandro Roberto da Costa. Os capuchinhos da nossa Província: Frei Antônio Sérgio Aguiar, Frei Denilson Spironello, Frei Mauro Strabelli e Frei José Carlos Pedroso. 

O nível de estudos foi bastante alto, o que entusiasmou os professores visitantes. 

Nosso Ministro Provincial, Frei Airton Grigoleto esteve conosco. Os certificados de conclusão de curso, dados em nome da Província, foram assinados por ele. 

Os capuchinhos presentes eram dezesseis de São Paulo, nove da Bahia, três do Brasil Central, um de Minas Gerais e um do Rio de Janeiro. Total 30. 

Reportagens e entrevistas foram feitas pelo Ricardo D'abronzo, disponibilizadas em www.centrofranciscano.org.br e enviadas ao site da Província Franciscana da lmaculada Conceição. Aparecerão em www.franciscanos.org.br . 

O Conselho Diretor do Centro Franciscano de Espiritualidade está agora assim constituído:  

Frei José Carlos Corrêa Pedroso OFMCap
Frei Vitório Mazzuco OFM
Frei Marcos Roberto Carvalho OFMCap
Frei Raimundo OFM (ainda vai ser convidado)
Frei Arcanjo de Souza Soares OFMCap
Prof. Edivaldo José Bortoleto, da Unimep.
Prof. João Pedro da Fonseca OFS
Maria da Penha da Fonseca OFS
Luiz Cunha OFS
Tereza Adélia Naked OFS

Ficamos imensamente gratos a todos que ajudaram na realização do Curso de Verão, dando um destaque especial para Frei Haroldo, Frei Eduardo e Frei Geraldo, da Fraternidade da Serra, e também para Frei Evaldo, da Fraternidade São Fidélis, que nos ajudaram com a maior prontidão nos transportes. 

A direção do Encontro foi feita por Frei Arcanjo de Sousa Soares. 

Frei José Carlos Corrêa Pedroso

 

 

2013

Na tarde do dia 06 de janeiro frades, irmãs de diversas congregações franciscanas, clarissas, irmãos da Ordem Franciscana Secular e amigos de São Francisco vindos de quase todos os Estados do país chegava ao seminário Santo Antônio do Alto da Serra de São Pedro/SP para o Curso Franciscano de Verão 2013, momento forte de aprendizado, oração e convivência fraterna. Neste ano, os inscritos foram 86, superando todos os outros cinco anos anteriores.

O curso teve sua abertura oficial às 18h do dia 06 com a celebração eucarística presidida pelo Frei José Carlos Corrêa Pedroso, diretor do curso. O mesmo em sua homilia destacou a importância da convivência fraterna para a vida franciscana. Também fez a acolhida e apresentação dos participantes.

Esses dias de cursos foram marcados pelo o aprendizado e pela intensa convivência de irmãos e irmãs que estão em realidades distintas, lugares e atividades diferentes, mas numa só comunhão, uma só espiritualidade. 

Neste ano tivemos o 2º e o 4º ano, nestes dois momentos foram trabalhados os módulos: 4º,5º e 6º no Segundo Ano que tem como proposta estimular e fundamentar a Espiritualidade Franciscana; também 10º,11º, e 12º no Quarto Ano que tem por objetivo ajudar, a partir de um olhar franciscano, a reconstruir a Casa de Deus, nas pessoas, nas fraternidades e no mundo. Contamos com o apoio e a acessoria de vários professores que estiveram conosco ao longo destas três semanas: Frei Sandro Roberto da Costa, OFM; Dr. Leandro Duarte Rust, Frei Marcos Roberto Rocha de Carvalho, OFMCap; Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM; Dr. Edivaldo Bortoleto; Frei Antônio Sergio Aguiar, OFMCap, Frei Sinivaldo Tavares, OFM e Frei José Carlos Corrêa Pedroso, OFMCap, professor e diretor.

Além desses módulos fixos no programa também tivemos uma semana extra com a temática “Oração e Contemplação” ministrada pelo Frei José Carlos Pedroso, OFMCap. Também três dias de estudos extra sobre “A Mística e a Poética”, ministrados pelo Prof. Edivaldo Bortoleto.

Os dias eram ocupados com aulas e atividades de grupos proposta pelo professor e as noites atividades extras. Destacamos entre essas atividades as palestras, momento formativo, e a noite cultural que além de várias comidas típicas das regiões ali representadas tivemos o show de talentos com peças apresentadas pelos participantes. Também contamos com a presença do grupo de teatro Ararapuca de Porto Feliz/SP, com a peça “Junipero e o pé de porco”. Também entre nós o Artista Silvioné de São Paulo, que nos apresentou “Cardápio Rubem Alves”, declamando diversos textos desse autor.

No dia 25, já em clima de despedida, tivemos um momento solene para a entrega dos certificados para os 12 concludentes que, com muita perseverança e empenho encerram os doze módulos exigidos em um período de quatro anos. Foi um momento de ação de graças, pois neste seis anos de curso esta foi a terceira turma a concluir este estudo de franciscanismo. Frei José Carlos em sua fala motivou os concludentes e todos os presentes a continuar buscando na profundidade da espiritualidade um relacionamento seguro com o Deus de Jesus Cristo, e apontou a vida franciscana como um caminho para esse projeto de vida. Neste momento celebrativo tivemos a fraterna presença de Frei Evaldo Braga e Frei Ricardo Aparecido juntamente com os postulantes.

Na manhã do dia 26 celebramos a eucaristia em ação de graças por essas três semanas de aprendizado e convivência. Depois das aulas do sábado, o término do curso foi com o almoço, momento marcado pelo abraço, troca de e-mails, fotografias e gratidão a Deus por tantos benefícios que Ele nos concede.

A todos os participantes, o nosso desejo de bom retorno as atividades e o nosso obrigado pelo empenho, respeito e colaboração nas atividades fraternas.

Ao Frei José Carlos Pedroso, a nossa gratidão pelo incentivo e por ser uma referência em espiritualidade para todos nós, com o seu sonho e a sua busca também somos motivados a procurar o nosso caminho e percorrê-lo com determinação. Muita saúde e força para continuar nos mostrando a grandeza de espírito do Fratello Francisco de Assis.

 

Frei Arcanjo de Sousa Soares

Pela coordenação do Curso  

 

Arquivos do 2º ano para Download 

  Frei Marcos Roberto Rocha de Carvalho, OFMCap   
  Frei Sandro Roberto da Costa, OFM
 Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM
 

Arquivos do 4º ano para Download 

  Fidelidade Criativa
  Os Ícones
 Reflexão sobre alguns Ícones
 Reflexões e desafios da Espiritualidade na Pós Modernidade

 

Curta e Compartilhe no Facebook!

2009

HISTÓRIA E ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA

Primeira semana: História Franciscana

Prof. Leandro Duarte Rust: é graduado em História, mestre em História Comparada, doutorando em História Social (setor Antiga e Medieval). Atua principalmente nas seguintes áreas: História Antiga, História Medieval, Igreja e Papado na Idade Média Central, História Política e Institucional.

Prof.ª Dr.ª Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva: Mestra em História Antiga e Medieval, Doutora em História Social.

Segunda semana: Espiritualidade Clariana

Frei José Carlos Corrêa Pedroso, OFMCap.: Licenciado em Letras Clássicas e perito em Franciscanismo.

Terceira semana: Espiritualidade Franciscana

Frei Vitório Mazzuco, OFM.: Graduado em Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis e Mestrado em Teologia com especialização em Teologia Espiritual Pontificium Athenaeum Antonianum, Roma, Itália.

Veja as Fotos

2008

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS FRANCISCANOS

Primeira Semana: Introdução à História Franciscana

Frei Pedro César Silvério, OFMCap.: Mestre em Teologia, com especialização em Espiritualidade e Franciscanismo.
Prof.ª Dr.ª Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva: Mestra em História Antiga e Medieval, Doutora em História Social
Frei Odair Verussa, OFMCap.: Mestre em Teologia, com especialização em Franciscanismo.

Segunda Semana: Introdução às Fontes Franciscanas

Frei José Gomes de Souza Júnior, OFMCap.: diplomado em Estudos Franciscano.

Terceira Semana: Introdução às Fontes Clarianas

Frei José Carlos Corrêa Pedroso, OFMCap.: Licenciado em Letras Clássicas e perito em Franciscanismo.

2010

PRIMEIRO ANO: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS FRANCISCANOS.

Assessores:

03 a 09/01: Primeira Semana: Introdução à História Franciscana

Prof. Dr. Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva: Mestra em História Antiga e Medieval, Doutora em História Social.

Fr. Dr. Sandro Roberto da Costa, OFM: Doutorado em História da Igreja pela Pontificia Universitas Gregoriana - Roma, Itália (2000).

10 a 16/01: Segunda Semana: Introdução às Fontes Clarianas

Fr. José Carlos Corrêa Pedroso, OFMCap: Licenciado em Letras Clássicas e perito em Franciscanismo.

17 a 23/01: Terceira Semana: Introdução às Fontes Franciscanas

Fr. Vitório Mazzuco Filho, OFM: Graduado em Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis e Mestrado em Teologia com especialização em Teologia Espiritual Pontificium Athenaeum Antonianum, Roma, Itália.

TERCEIRO ANO: PENSAMENTO FRANCISCANO.

Assessores:

03 a 09/01: Primeira Semana: Introdução ao Pensamento Franciscano

Prof. Dr. Luis Alberto de Boni: graduado em Filosofia e Teologia com doutorado em Teologia - Universitaet Muenster (Westfaelische-Wilhelms) (1974). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Medieval.

Fr. Antonio Sergio Aguiar, OFMCap: Graduado em Filosofia e Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica

Prof. Dr. Edivaldo José Bortoleto: graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), mestre em Educação e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003).

10 a 16/01: Segunda Semana: Pensamento Filosófico Franciscano Medieval

Fr. Antonio Sergio Aguiar, OFMCap: Graduado em Filosofia e Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica

17 a 23/01: Terceira Semana: Cristologia Medieval

Fr. Dr. João Mannes, OFM: Mestre e Doutor em Filosofia pelo Pontifício Ateneu Antonianum, em Roma. Leciona no Instituto de Filosofia São Boaventura, em Curitiba (PR).

Mais artigos...

  1. 2011