Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Clarianas
  • Documentos Papais
  • Honório III

Honório III - Introdução

Honório III, Cêncio Savelli, filho de Amalrico, nasceu em Anagni por volta do ano 1170 e era parente tanto de seu antecessor Inocêncio III como de seu sucessor, Gregório IX. Estudou Sagrada Escritura em Paris e Leis em Bolonha. Teve uma boa influência da espiritualidade cisterciense. Um de seus mestres foi o monge Rainério. Outro monge cisterciense, Ambrósio, foi seu capelão e depois, nomeado por ele, foi o primeiro visitador das Damianitas. Foi cônego de Santa Maria Maior, tesoureiro da Santa Sé em 1188. 
Feito cardeal por Celestino III, recebeu de Inocêncio III, em 1198, o título de São João e São Paulo. Foi eleito Papa aos 18 de julho de 1216. Foi ele quem aprovou definitivamente a Regra de São Francisco, com a Bula Solet annuere, de 29 de novembro de 1223, e também as Constituições de São Domingos. Era de caráter manso e débil. Morreu aos 18 de março de 1227, tendo como sucessor Gregório IX, o cardeal Hugolino. 
Dele estamos apresentando dois documentos: a Carta Litterae tuae nobis, dirigida ao Cardeal Hugolino, e a Carta Sacrossanta Romana Ecclesia, dirigida às Damianitas de Monticelli.