Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

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  • Fontes Biográficas
  • Espelho da Perfeição Menor

TEXTO ORIGINAL

Speculum Perfectionis (minus) - 13

[13]
1 Quadam vice, cum beatus Franciscus predicaret populo Interamne, in platea episcopatus ante episcopatum, [episcopus] eiusdem civitatis, discretus et spiritualis homo, intererat illi predicationi; 2 unde finita predicatione episcopus surrexit et inter alia verba Dei, que locutus est ad illos, hoc quoque dixit: 3 “Dominus ab initio, ex quo plantavit et edificavit Ecclesiam (cfr.  Mat 16,18) suam, semper illuminavit eam sanctis viris, qui verbo et exemplo ipsam excolerent. 4 Nunc autem in hac novissima hora (cfr. 1Ioa 2,18), illustravit eam isto pauperculo et despecto homine et illitterato – demonstrans beatum Franciscum digito cuncto populo – propter quod tenemini inde Dominum diligere et honorare et cavere vobis a peccatis, non enim fecit taliter omni nationi (cfr. Ps 147,20)”.
5 Finita predicatione, cum descendisset de loco ubi predicaverant dominus episcopus et beatus Franciscus, et intrarent ecclesiam episcopatus, beatus Franciscus inclinavit se coram domino episcopo et procidit ad pedes eius (cfr. Mar 5,22) dicens: 6 ”In veritate dico tibi, domine episcope, quod adhuc aliquis homo non fecit michi tantum honorem in hoc seculo, quantum fecisti michi hodie, quoniam alii homines dicunt: “Iste est sanctus homo”, atribuendo gloriam et sanctitatem creature et non Creatori. 7 Sed tu separasti pretiosum a vili (cfr. Ier 15,19), tamquam discretus homo”. 8 Nam sepe cum beatus Franciscus honorificaretur et diceretur, quod ipse esset sanctus homo, talibus sermonibus respondebat dicens: “Non sum adhuc securus, quod debeam habere filios et filias”. 9 Et dicebat: “Nam, quacumque hora Dominus vellet a me auferre thesaurum suum, quod michi mutuavit, quid aliud michi remaneret, nisi solummodo corpus et anima, que etiam infideles habent? 10 Immo credere debeo, quod, si Dominus latroni et etiam infideli homini tanta bona contulisset, quanta et michi, quod fideliores me Domino existerent”. 11 Et ait: “Sicut in pictura Domini et beate Virginis in ligno depicta honoratur Dominus et beata Virgo, in memoria habetur Deus et beata Virgo, et tamen lignum vel pictura nichil sibi attribuit quia lignum et pictura est, 12 sic servus Dei est quedam pictura videlicet creatura Dei, in qua Deus honoratur propter beneficium suum, 13 sed ipse nichil attribuere sibi debet, tamquam lignum vel pictura, sed soli Deo honor et gloria (cfr. 1Tim 1,17) reddenda est et sibi verecundia et tribulatio, dum vivit, quia semper, dum vivit, caro est contraria beneficiis Dei”.

TEXTO TRADUZIDO

Espelho da Perfeição Menor - 13

[13]
1 Certa ocasião, quando o bem-aventurado Francisco pregava ao povo em Terni, na praça diante do bispado, o bispo da cidade, ho­mem discreto e espiritual, assistia à pregação. 2 Terminada a pregação, o bispo levantou-se e, entre outras palavras de Deus que lhes dirigiu, disse também: 3 “Desde que plantou e edificou sua Igreja (cf. Mt 16,18), o Senhor sempre a iluminou com ho­mens santos que a honraram com a palavra e com o exemplo. 4 Agora, porém, nestes últimos tempos (cf. 1Jo 2,18), ilustrou-a com este homem pobrezinho, desprezado e iletrado — mostrando o bem-aventurado Francisco a todo o povo com o dedo – e, por isso, deveis amar e honrar o Senhor e guardar-vos dos pecados, pois não fez isso com todas as nações” (cf. Sl 147,20).
5 Terminada a pregação, quando o senhor bispo e o bem-aventurado Francisco desceram do lugar onde pregaram e entraram na catedral, o bem-aventurado São Francisco incli­nou-se diante do senhor bispo e caiu a seus pés (cf. Mc 5,22), di­zendo: 6 “Na verdade eu te digo, senhor bispo, que nenhum ho­mem jamais me honrou tanto neste mundo quanto me honraste hoje, porque as outras pessoas dizem: “Este é um homem santo”, atribuindo a glória e a santidade à criatura e não ao Criador. 7 Mas tu, como homem discreto, separaste o precioso do vil” (cf. Jr 15,19). 8 Pois muitas vezes, quando o bem-aventurado Francisco era honrado e se dizia que era um homem santo, a tais palavras respondia di­zendo: “Ainda não estou seguro de não vir a ter filhos e filhas”. 9 E di­zia: “Pois no momento em que o Senhor quiser tirar de mim o tesouro que me confiou, o que permanecerá de mim senão o corpo e a alma somente, que também os infiéis possuem? 10 Além disso, devo crer que, se o Senhor concedesse a um ladrão e até a um infiel tantos benefícios quantos a mim, eles seriam mais fiéis ao Senhor”. 11 E disse: “Como num quadro do Senhor e da Bem-aventurada Virgem pintado na madeira são honrados o Senhor e a Bem-aventurada Virgem, recorda-se Deus e a Bem-aventurada Virgem, e a madeira ou o quadro nada reclamam para si, porque é madeira e pintura, 12 da mesma forma o ser­vo de Deus é uma pintura, isto é, uma criatura de Deus, na qual Deus é honrado por seu benefício. 13 E a criatura nada deve recla­mar para si, como a madeira ou a pintura, pois somente a Deus deve ser dada a honra e glória (cf. 1 Tm 1,17), e a ela a vergonha e a tribulação enquanto viver, porque sempre, enquanto viver, a carne é contrária aos benefícios de Deus”.