Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

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  • Espelho da Perfeição Menor

TEXTO ORIGINAL

Speculum Perfectionis (minus) - 1

In nomine Domini incipit Speculum perfectionis, regule et professionis, vite et vocationis veri fratris minoris secundum voluntatem Christi et intentionem beati Francisci; compositum ex quibusdam repertis in scriptis sancti fratris Leonis, socii beati Francisci, et aliorum sociorum eius, que non sunt in Legenda communi. In quo speculo relucet etiam aliqualiter perfectio vite beati Francisci.

[1]
1 Beatus Franciscus pro maxima nobilitate, dignitate et curialitate secundum Deum et secundum seculum istud habebat petere helemosinas amore Dei Domini, 2 quoniam omnia, que Pater celestis pro utilitate hominis creavit propter amorem dilecti Filii, dignis et indignis gratis pro helemosina concessa sunt post peccatum.
3 Unde dicebat beatus Franciscus: “Magis libere et cum ilaritate servus Dei helemosinas amore Dei petere debet, quam ille qui pro sua curialitate et largitate, cum vellet aliquid emere, iret dicendo: 4 “Quicumque dabit talem michi nummatam, dabo sibi .C. marcas argenti, immo milies plus”, 5 quoniam servus Dei offert amorem Domini, quem meretur homo, qui facit helemosinas, in cuius comparatione omnia, que sunt in hoc seculo, nichil sunt et etiam, que in celo”.
6 Unde antequam fratres essent multiplicati, ac etiam postquam multiplicati fuerunt, cum iret per mundum predicando beatus Franciscus, cum aliquis nobilis homo et dives cum devotione rogaret ipsum ut comederet in domo sua aut apud ipsum hospitaretur, 7 quoniam in multis civitatibus et castris, ad quas ibat ad predicandum, tempore suo non erant loca fratrum, 8 licet nosset, quod ille qui invitaverat ipsum omnia necessaria corporis habundanter amore Domini preparasset, tamen ipse per bonum exemplum fratrum et propter dignitatem et nobilitatem domine paupertatis in hora comestionis ibat pro helemosina 9 ac aliquando dicebat illi, qui invitaverat ipsum: “Ego nolo dimictere dignitatem meam regalem et vocationem meam et professionem meam et fratrum meorum, 10 videlicet ire pro helemosinis, etiam si non amplius apportarem, quam tres helemosinas, quoniam volo exercere officium meum”. 11 Et sic ipso volente ibat pro helemosinis, et ille, qui invitaverat ipsum, ibat cum eo; helemosinas, quas adquirebat beatus Franciscus, accipiebat ille et pro reliquiis, propter eius devotionem, reponebat. 12 Qui scripsit, vidit multotiens et testimonium perhibet (cfr. Ioa 19,35; 21,24).

TEXTO TRADUZIDO

Espelho da Perfeição Menor - 1

Em nome do Senhor começa o Espelho da perfeição, da re­gra e da profissão, da vida e da vocação do verdadeiro frade me­nor, segundo a vontade de Cristo e a intenção do bem-aventurado Francisco, composto de algumas descobertas nos escritos do santo Frei Leão, companheiro do bem-aventurado Francisco, e de outros companheiros dele, que não estão na Legenda comum. Neste espelho reluz também, de alguma forma, a perfeição da vida do bem-aventurado Francisco.

[1]
1 O bem-aventurado Francisco tinha como a maior nobreza, dignidade e cortesia, de acordo com Deus e de acordo com este século, pedir esmolas por amor do Senhor Deus, 2 porque tudo que o Pai celeste criou para utilidade do homem por amor do seu dileto Filho foi concedido depois do pecado de graça como esmola , para os dignos e os indignos.
3 Por isso, dizia o bem-aventurado Francisco: “O servo de Deus deve pedir esmolas por amor de Deus com mais liberdade e alegria do que alguém que fosse comprar alguma coisa e dissesse, por cortesia e generosidade: 4 A todo aquele que me der tal moeda, vou dar cem marcos de prata e até mais de mil, 5 porque o ser­vo de Deus oferece o amor do Senhor, merecido pelo homem que dá esmolas, em comparação do qual nada são todas as coisas que estão neste mundo e mesmo no céu”.
6 Por isso, antes que os frades se multiplicassem, e também de­pois que se multiplicaram, quando o bem-aventurado Francisco ia pregando pelo mundo e algum homem nobre e rico, com devoção, lhe pedia que comesse em sua casa ou se hospedasse com ele, 7  porque, naquele tempo, em muitas cidades e castelos onde ia pregar não havia lugares dos frades, 8 embora soubesse que quem o convidara por amor de Deus prepa­rava abundantemente todas as coisas necessárias ao corpo, para dar bom exemplo aos frades e por causa da dignidade e nobreza da senhora pobreza, na hora da refeição ia pedir esmolas 9 e, as vezes, dizia àquele que o convidara: “Não quero abandonar minha dignidade real, minha vocação e minha profissão e a de meus irmãos, 10 isto é, de pedir esmolas, mesmo que não consiga senão três esmolas, porque quero cumprir meu dever”. 11 E assim por vontade própria, ia pedir esmolas, e aquele que o convidara ia com ele; e recebia as esmolas que o bem-aventurado Francisco conseguia e, por sua devoção, guardava-as como relíquia. 12 Quem escreveu viu isso muitas vezes e dá testemunho (cf. Jo 19,35; 21,24).