Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

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  • Fontes Biográficas
  • Espelho da Perfeição Menor

TEXTO ORIGINAL

Speculum Perfectionis (minus) - 12

[12]
1 Beatus Franciscus a principio sue conversionis, Domino cooperante (Mar 16,20)velut sapiens, seipsum et domum suam, videlicet religionem, fundavit supra firmam petram (cfr. Mat 7,24)videlicet supra maximam humilitatem et paupertatem Filii Dei appellans ipsam Religionem Fratrum Minorum. 2 Supra maximam humilitatem: unde in principio religionis, postquam fratres ceperunt multiplicari, voluit, quod fratres manerent in hospitalibus leprosorum ad serviendum illis; 3 unde tempore illo, quo veniebant ad religionem nobiles et ignobiles, inter alia, que eis annuntiabantur, dicebatur, quod oporteret eis servire leprosis et manere in domibus eorum. 4 Supra maximam paupertatem: sicut in regula dicitur, quod fratrestamquam advene et peregrini (cfr. 1Pet 2,11) maneant in domibus, in quibus permanent, et nichil sub celo habere velint, nisi sanctam paupertatem, per quam nutriuntur a Deo in hoc mundo cibis corporalibus et virtutibus et in futuro celestem consequentur hereditatem.
5 Se ipsum fundavit supra maximam humilitatem et paupertatem, quia, cum esset magnus prelatus in Ecclesia Dei, voluit et elegit abiectus esse non solum in Ecclesia Dei, sed etiam inter fratres suos.

TEXTO TRADUZIDO

Espelho da Perfeição Menor - 12

[12]
1 Como sábio, desde o início de sua conversão e com o auxílio do Senhor (Mc 16,20), o bem-aventurado Francisco fundou a si mesmo e sua casa, isto é, a religião, sobre uma pedra (cf. Mt 7,24) firme, a saber, sobre a maior humildade e pobreza do Filho de Deus, chamando-a de Religião dos Frades Menores. 2 Sobre a maior hu­mildade: por isso, no princípio da religião, depois que os frades começaram a se multiplicar, quis que eles morassem nos hospitais dos leprosos para servi-los. 3 Assim, no tempo em que vinham para a religião nobres e plebeus, entre outras coisas que lhes ensinava, dizia que era necessário servir os leprosos e morar nas suas casas. 4 Sobre a maior pobreza: conforme se diz na Regra, que os frades fiquem nas casas em que moram como es­trangeiros e peregrinos (cf. 1Pd 2,11) e nada queiram possuir sob o céu senão a santa pobreza, pela qual são nutridos por Deus neste mundo com alimentos e virtudes e no futuro alcançam a he­rança celeste.
5 Fundamentou a si mesmo sobre a maior humildade e pobre­za porque, sendo um grande prelado na Igreja de Deus, quis e es­colheu ser desprezado não somente na Igreja de Deus, mas tam­bém entre seus frades.