Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Franciscanas
  • Fontes Biográficas
  • Sacrum Commercium S.Francisci cum domina Paupertat

TEXTO ORIGINAL

Sacrum Commercium S.Francisci cum domina Paupertat - 21

Capitulum 21 - Avaritia se vocat Providentiam.

1 “Interea illa barbara inimica mea hoc videns cepit vehementer irasci et frendere dentibus suis (cfr. Ps 34,16), et, tacta dolore cordis intrinsecus (cfr. Gen 6,6), dixit: 
2 “Quid faciam? Ecce totus munduspost eam abiit (cfr. Luc 16,3; Ioa 12,19). Assumam, inquit, mihi nomen Providentie, et loquar ad cor eorum, si forte audiant et quiescant (cfr. Ez 2,5)”. 
3 Et fecit sic, verbis humilibus dicens ad eos: “Quid hic statis tota die otiosi (cfr. Mat 20,6), nihil in posterum providentes? 
4 Quid obesset vobis habere necessaria vite, dum a superfluis parceretis? 
5 Cum maiori enim pace et quiete possetis vestram et aliorum operari salutem, si ad votum cuncta suppeterent, que vobis omnino expediunt. 
6 Dum tempus habetis (cfr. Gal 6,10), vobis et posteris providete, quia homines retrahent manus a primis datis et a solitis donis. 
7 Bonum esset semper sic esse, sed id penitus non valetis, cum cotidie augeat vos Dominus in idipsum (cfr. Act 2,47). 
8 Numquid non acceptaret Deus, si haberetis quid conferre possetis egenis et essetis memores pauperum (Gal 2,10), cum ipse dicat: 
9 Beatius est magis dare quam accipere (Act 20,35)? Cur non recipitis bona que offeruntur vobis, ut non fraudetis dantes eterna mercede? 
10 Non est iam quod vos timere oporteat a contubernio divitiarum, cum eas pro nihilo reputetis. 
11 Non est in rebus vitium, sed in animo, quia vidit Deus cuncta que fecerat et erant valde bona (Gen 1,31). 
12 Bonis ergo omnia bona sunt, omnia serviunt, pro ipsis omnia facta sunt (cfr. Ioa 1,3). 
13 O quanti bona habentes male ipsa expendunt, que, si vos haberetis, converteretis in bonum usum, quia sanctum est propositum vestrum, sanctum desiderium vestrum! 
14 Non est vestra voluntas proprios ditare parentes, quia ipsi satis divites sunt, sed dum haberetis necessaria honestius atque ordinabilius conversari possetis”. 
15 Hec et iis similia seva illa dicente, aliqui eorum, quorum conscientia corrupta erat, statim prebuerunt assensum. 
16 Alii vero hec surda aure transibant et rationes prolatas in medium (cfr. Luc 4,30) acutis responsionibus refellebant, non minus isti quam illa suffulti testimoniis Scripturarum”.

TEXTO TRADUZIDO

Sacrum Commercium S.Francisci cum domina Paupertat - 21

Capítulo 21 – A Avareza dá-se o nome de Providência.

1 “No entanto, aquela minha bárbara inimiga, vendo isso, começou a se irritar veementemente e a ranger seus dentes (cfr. Sl 34,16), e, tocada por profunda dor do coração (cfr. Gen 6,6), disse: 
2 “Que farei? todo o mundo foi atrás dela (cfr. Lc 16,3; Jo 12,19). Vou assumir o nome de Providência, e falarei ao coração deles; pode ser que ouçam e fiquem quietos (cfr. Ez 2,5)”. 
3 Assim fez, falando-lhes com palavras humildes: Por que estais aqui, ociosos, o dia inteiro? (cfr. Mt 20,6), sem tomar nenhuma providência para o futuro? 
4 Que mal há em terdes o necessário para a vida, se vos abstiverdes do supérfluo? 
5 Pois poderíes cuidar da vossa salvação e das dos outros com maior paz e tranquilidade se tivésseis à mão tudo que vos é absolutamente necessário. 
6 Enquanto tendes tempo (cfr. Gl 6,10), providenciai para vós e para os que virão, porque os homens vão fechar as mãos que deram no começo e fazem os dons costumeiros. 
7 Seria bom se fosse sempre assim, mas não conseguireis mantê-lo absolutamente, porque o Senhor vos aumenta cada dia (cfr. At 2,47)
8 Por acaso Deus não aceitaria que tivésseis o que pudesses dar aos necessitados e que fôsseis lembrados dos pobres (Gl 2,10), se ele mesmo diz: 
Há mais felicidade em dar que em receber (At 20,35)? Por que não recebeis os dons que vos oferecem para não defraudar os doadores do prêmio eterno? 
10 Já não há mais motivo para temer a intimidade com as riquezas, pois as tendes como nada. 
11 O mal não está nas coisas mas no ânimo, porque viu Deus tudo que tinha feito, e era muito bom (Gn 1,31)
12 Pois, para os bons, todas as coisas são boas, todas servem, todas foram feitas (cfr. Jo 1,3) para eles. 
13 Oh! Quantos que têm bens gastam-nos mal. Se vós os tivésseis, mudaríeis para um bom uso, porque o vosso propósito é santo, o vosso desejo é santo! 
14 Não tendes vontade de enriquecer os vossos parentes, porque eles são bastante ricos mas, se tivésseis o necessário, poderíeis viver mais honesta e ordenadamente”. 
15 Quando aquela malvada disse essas e outras coisas, alguns deles, que tinham a consciência corrompida, concordaram bem depressa. 
16 Mas outros não deram ouvidos aos argumentos apresentados e os refutaram com respostas agudas. E tanto uns como outros apresentaram testemunhos das escrituras.