Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Clarianas
  • Documentos Papais
  • Gregório IX

12. Cum sicut propositum (1237)

Esta carta, de 9 de abril de 1237, é interessante para confrontar com o fato de Inês de Praga ter escrito para Santa Clara perguntando quais eram as normas para o jejum de acordo com São Francisco (Ver 3CtIn 29-41). O Papa também permite às Irmãs de Praga que se defendam melhor do frio. 
Texto latino no BF I, pág. 215. N. 125.

TEXTO ORIGINAL

12. Cum sicut propositum (1237)

Dilectis filiabus inclusis monasterii Sancti Francisci pragensis Ordinis S. Daminani Salutem et apostolicam benedictionem. 

1 Cum, sicut propositum est coram Nobis, propter nimium frigus et aeris intemperiem non possitis in omnibus asperitates Ordinis sustinere; Nos, quia rationabile decet esse obsequium quod creatura debet impendere Creatori, praesentium vobis auctoritate concedimus ut super eo, quod secundum statuta ejusdem Ordinis in pane et aqua certis diebus jejunare debetis; et usu calceamentorum et pellium, ac propter debilitatem relaxando continuo jejunio ad quod tenemini juxta statuta praedicta, abatissa monasterii vestri de visitatoris consilium valeat, prout expedire viderit dispensare. 
Datum Viterbii V Idus Aprilis Pontificastus nostri anno undécimo.

TEXTO TRADUZIDO

12. Cum sicut propositum (1237)

Às diletas filhas inclusas do mosteiro de São Francisco, em Praga, da Ordem de São Damião, saudação e bênção apostólica. 

1 Como foi proposto diante de nós que, por causa do demasiado frio e do clima, não podeis manter todas as austeridades da Ordem, Nós, como deve ser razoável o obséquio que a criatura deve fazer ao Criador, pela autoridade deste documento vos concedemos que, a respeito do ponto em que, de acordo com os Estatutos da Ordem, deveis jejuar em certos dias a pão e água, e sobre o uso de calçados e de peles, e por causa da debilidade, relaxando no jejum contínuo ao qual sois obrigadas em força do mesmo Estatuto, possa a Abadessa do vosso mosteiro dispensar, conforme lhe parecer que se deve, com o conselho do visitador. 
Dado em Viterbo, no quinto dia dos Idos de abril, no décimo primeiro ano de nosso pontificado.