Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Franciscanas
  • Crônicas
  • Crônica de Frei Salimbene de Adam

Crônica de Frei Salimbene de Adam - 18

18). O abade Joaquim também onde fala de Esaú e Jacó, sublinhou que a Ordem prefigurada em Esaú foi com as filhas de Heth, isto é, com as ciência mundanas, como se falasse de Aristóteles e dos outros filósofos. E esta é justamente a Ordem dos frades pregadores, também prefigurada no corpo, preto não tanto pelo pecado como pela roupa que usa. Mas Jacó, homem simples, morava nas tendas (Gn 25,27). Esta foi a Ordem dos frades menores, que no começo, mal apareceu no mundo, consagrou-se à oração e ao amor da contemplação. 
Não é sem um significado misterioso também o que é dito em João (dos dois apóstolos na corrida para o sepulcro): Corriam juntos, etc., (Jo, 20,4). Isto é, as duas Ordens começaram ao mesmo tempo sob o mesmo papa Inocêncio III. De fato, no ano X do pontificado de Inocêncio III, que corresponde ao ano de 1207, o bem-aventurado Francisco deu início à Ordem dos frades menores. E a frase que segue: “O outro discípulo ia na frente de Pedro na corrida e chegou primeiro ao sepulcro, mas não entrou”, quer dizer que a Ordem dos frade menores apareceu antes no mundo, no ano acima indicado. O bem-aventurado Domingos fundou a Ordem dos frades pregadores no ano de 1216, no primeiro ano do pontificado de Honório III, e nela viveu cinco anos e meio, mas a sua canonização fez-nos esperar doze anos; seu corpo é tido em grande veneração em Bolonha, onde repousa. 
O bem-aventurado Francisco, em vez, viveu na sua Ordem vinte anos completos, e o seu corpo é tido em grande veneração em Assis, onde está sepultado. Morreu no ano de 1226, no dia 4 de outubro, sábado à tarde, e foi sepultado no domingo. A canonização do bem-aventurado Francisco foi feita pelo papa Gregório IX, no dia 16 de julho de 1228, e a translação de seu corpo foi feita no dia 25 de maio de 1230. O bem-aventurado Domingos morreu em 1221, no dia 6 de agosto, quando o papa era Honório III. 
Disse ainda o abade Joaquim a respeito dessas duas Ordens, que estão prefiguradas em Barnabé e Paulo, como também nas duas testemunhas do capítulo XI do Apocalipse. E muitas outras coisas semelhantes (pp. 29-30).