TEXTO ORIGINAL
XXXV- De liberatis a demonio.
Quidam namque puer, Iacobinus nomine, civis
Perusii, fuerat quadam sic peste gravatus,
Sic actus furiis, ut non tam pondere morbi
Esse putaretur lesus quam demone tentus.
Nunc disperate se precipitabat in ignem,
Nunc se per terram collidens, ore lapillos
Mordebat, duro confringens marmore dentes;
Et capud ipse suum graviter laniabat, eoque
Conscisso miserum maculabat sanguine corpus;
Distortumque gerens os, linguam prohiciebat
Extra, sicque suos artus glomerabat, ut inde
Sepe videretur crus circumducere collo.
Hunc bis cotidie vexatio talis agebat;
Huic duo non poterant obsistere, quin sibi vestes
Exueret; nullus potuit prebere iuvamen,
Nec medicinalis industria ferre salutem.
Cunque pater pueri, Guidaloctus nomine, nullam
Hiis unquam posset furiis adhibere medelam,
Ad Clare transit suffragia, supplicat illi
Pro puero, deposcit opem, sibi devovet ipsum.
Ad cuius tumbam properans, deponit ibidem
Natum; qui statim persensit adesse medelam:
Liber abit, nec vexat eum post lesio talis.
TEXTO TRADUZIDO
XXXV – Os que foram libertados do demônio.
Um menino chamado Tiaguinho, da cidade de Perusa, fora a tal ponto atacado por uma peste, tão agitado por fúrias, que achavam que não estava tão doente quanto possuído pelo demônio. Uma hora jogava-se desesperadamente no fogo, outra hora se debatia no chão, mordia pedrinhas na boca quebrando os dentes no duro mármore.
Machucava com gravidade a própria cabeça e, ferindo-a, sujava o corpo de sangue. Tinha a boca torta, a língua para fora e os membros de tal forma ajuntados que muitas vezes parecia passar a perna ao redor do pescoço. Sofria um ataque desses duas vezes por dia. Dois homens não conseguiam impedi-lo de tirar a roupa. Ninguém conseguia ajudar, nem a arte da medicina lhe dava saúde.
Seu pai, chamado Guidaloto, como nunca conseguia remédio para suas fúrias, passou para a ajuda de Clara. Suplicou-lhe por seu filho, fez uma oferta, devotou-se ele mesmo.
Foi depressa ao seu túmulo e depôs lá o filho, que, na mesma hora, percebeu a presença da cura. Foi embora livre e nunca mais sofreu esse problema.