Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

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TEXTO ORIGINAL

Legenda Versificata - 10

X- De fama virtutum elus circumquaque diffusa. 

Summa Dei bonitas, non passa latere lucernam 
Sub modio
 (cfr. Mat 5,15), voluit, merito crescente puelle, 
Multos ipsius perfundi rumine, multos 
Fulgentis mundo Clare clarescere fama. 
De bonitate sua redolebat fama, propinquas 
Terrarum partes inplebat; et undique currit 
Femineus cetus: mulierum vasa pudica 
Virginis exenplo festinant nubere Christo, 
Carnis ab excessu retra[h]it se nupta marito, 
Sanguine perspicue spetiosa palatia spernunt, 
Religiosa loca condunt, se seque recludunt. 
Artaque vita placet ob summe premia vite. 
Sicque Dei nutu fragrans sua fama remotis 

Partibus illuxit, aspersit regna, sueque 
Splendentis vite radios legavit in orbem. 
Clara, reclusa brevi cella, sub tegmine vili, 
Magnatum thalamos penetrat, penetralia regum 
Nardus odora suo grato perfundit odore (cfr. Cant 1,11). 
Regalis generis dominas hec sacra ducissa 
Inlecebras carnis petulantis spernere monstrat, 
Mundi delicias, morituros nolle maritos, 
Exenploque sui celesti nubere Sponso. 
Surgitur ad studia virtutum, preduce Clara; 
Ecclesie gremium numerosis flores alumpnis. 
Tot ramus folia, tot vernans virgula flores 
Protulit, et natos Mater sine semine carris, 
Quod bene conveniunt sibi mistica verba prophete: 
In fetu sterilis (cfr. Is 54,1) nupta generosior estat. 
Dum sitit hec animas, dum delectatur in illis, 
Stipari malis, fulciri floribus oras, 
Illam subiciens causam: quia languet amore (cfr. Cant 2,5).

TEXTO TRADUZIDO

Legenda Versificada - 10

X – A fama de suas virtudes espalhada por toda parte

A bondade suma de Deus, não querendo ficar escondida embaixo do alqueire (cfr. Mt 5,15) quis, pelo mérito crescente da moça, que muitos fossem banhados em sua luz, que a fama de Clara, refulgindo, clareasse muitos no mundo. 
O odor de sua fama se espalhava, enchia os lugares mais próximos da terra. De toda parte acorreu o grupo feminino: os vasos pudicos das mulheres correram para desposar Cristo a exemplo da virgem. As casadas com marido se retraíram aos excessos da carne, as notáveis pelo sangue desprezaram os ricos palácios, fundaram lugares religiosos, e se encerraram. A vida dura agradava por causa dos prêmios da vida suprema. 
E assim, por vontade de Deus, sua fama fragrante iluminou regiões remotas, aspergiu reinos e soltou por todo o mundo os raios de sua vida resplandecente. Clara, fechada numa cela pequena, com uma roupa vil, penetrava nos aposentos dos magnatas, e o nardo cheiroso derramava seu odor gostoso (cfr. Ct 1,11) no interior dos palácios reais. 
Esta comandante sagrada mostrava às senhoras de estirpe real como desprezar os enganos da carne petulante e as delícias do mundo, a não querer maridos que iam morrer mas, a seu exemplo, desposar o Esposo celestial. 
Para buscar as virtudes, sob a direção de Clara, surge um grupo da Igreja florido com numerosas discípulas. Os ramos dão tantas folhas, a virgenzinha primaveril dá tantas flores, e tantos filhos a mãe, sem a semente da carne, que bem lhe cabem as palavras místicas do profeta: a estéril mostra-se na geração mais generosa que a casada (cfr. Is 54,1).Enquanto ela tem sede de almas, enquanto nelas se deleita, pede para ser sustentada com maçãs, apoiada em flores, dizendo qual a causa: “porque morro de amor” (cfr. Ct 2,5).