Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Clarianas
  • Formas de Vida para as Clarissas
  • Regra de São Bento

TEXTO ORIGINAL

Regula Sancti Benedict - 64

CAPUT LXIV - De ordinando abbate 
1 In abbatis ordinatione illa semper consideretur ratio, ut hic constituatur quem sibi omnis concors congregatio secundum timorem Dei, sive etiam pars quamvis parva congregationis saniore consilio elegerit. 2 Vitae autem merito et sapientiae doctrina elegatur qui ordinandus est, etiam si ultimus fuerit in ordine congregationis. 
3 Quod si etiam omnis congregatio vitiis suis — quod quidem absit — consentientem personam pari consilio elegerit, 4 et vitia ipsa aliquatenus in notitia episcopi ad cuius diocesim pertinet locus ipse vel ad abbates aut christianos vicinos claruerint, 5 prohibeant pravorum praevalere consensum, sed domui Dei dignum constituant dispensatorem, 6 scientes pro hoc se recepturos mercedem bonam, si illud caste et zelo Dei faciant, sicut e diverso peccatum si neglegant. 
7 Ordinatus autem abba cogitet semper, quale onus suscepit et cui rediturus est rationem vilicationis suae, 8 sciatque sibi oportere prodesse magis quam praeesse. 
9 Oportet ergo eum esse doctum Lege divina, ut sciat et sit unde proferat nova et vetera, castum, sobrium, misericordem, 10 et semper superexaltet misericordiam iudicio, ut idem ipse consequatur. 
11 Oderit vitia diligat fratres. 12 In ipsa autem correptione prudenter agat et ne quid nimis, ne dum nimis eradere cupit aeruginem frangatur vas. 13 Suamque fragilitatcm semper suspectus sit, memineritque calamum quasssatum non conterendum. 14 In quibus non dicimus ut permittat nutriri vitia, sed prudenter et cum caritate ea amputet, ut viderit cuique expedire sicut iam diximus, 15 et studeat plus amari quam timeri. 
16 Non sit turbulentus et anxius, non sit nimius et obstinatus, non sit zelotipus et nimis suspiciosus, quia numquam requiescit; 17 in ipsis imperiis suis providus et consideratus, et sive secundum Deum sive secundum saeculum sit opera quam iniungit, discernat et temperet, 18 cogitans discretionem sancti Iacob dicentis: Si greges meos plus in ambulando fecero laborare, morientur cuncti uma die. 
19 Haec ergo aliaque testimonia discretionis matris virtutum sumens, sic omnia temperet ut sit et fortes quod cupiant et infirmi non refugiant. 
20 Et praecipue ut praesentem Regulam in omnibus conservet, 21 ut dum bene ministraverit audiat a Domino quod servus bonus qui erogavit triticum conservis suis in tempore suo: 22 Amen dico vobis, ait, super omnia bona sua constituit eum.

TEXTO TRADUZIDO

Regra de São Bento - 64

CAPITULO 64 - Da ordenação do Abade 
1 Na ordenação do Abade considere-se sempre a seguinte norma: seja constituído aquele que tiver sido eleito por toda a comunidade concorde no temor de Deus, ou, então, por uma parte, de conselho mais são, ainda que pequena. 2 Aquele que deve ser ordenado seja eleito pelo mérito da vida e pela doutrina da sabedoria, ainda que seja o último na ordem da comunidade. 
3 E se toda a comunidade eleger, em conselho comum — o que não aconteça — uma pessoa conivente com seus vícios 4 e estes vícios chegarem de algum modo ao conhecimento do bispo da diocese a que pertence o lugar, ou se tomarem evidentes para os Abades ou cristãos vizinhos, 5 não permitam que prevaleça o consenso dos maus, mas constituam para a casa de Deus um dispensador digno, 6 sabendo que por isso receberão a boa recompensa, se o fizerem castamente e com zelo divino; mas se, pelo contrário, negligenciam, cometerão pecado. 
7 Pense sempre o Abade ordenado no ônus que recebeu e a quem deverá prestar contas da sua administração, 8 e saiba convir-lhe mais servir que presidir. 
9 Deve ser, pois, douto na lei divina para que saiba e tenha de onde tirar as coisas novas e antigas; deve ser casto, sóbrio, misericordioso 10 e faça prevalecer sempre a misericórdia sobre o julgamento, para que obtenha o mesmo para si. 
11 Odeie os vícios, ame os irmãos. 12 Na própria correção proceda prudentemente e não com demasia, para que, enquanto quer raspar demais a ferrugem, não se quebre o vaso; 13 e suspeite sempre da própria fragilidade, e lembre-se que não deve esmagar o caniço já rachado. 14 Com isso não dizemos que permita que os vícios sejam nutridos, mas que os ampute prudentemente e com caridade, conforme vê que convém a cada um, como já dissemos; 15 e se esforce por ser mais amado que temido. 
16 Não seja turbulento nem inquieto, não seja excessivo nem obstinado, nem ciumento, nem muito desconfiado, pois, nunca terá descanso; 17 seja prudente e refletido nas suas ordens, e quer seja de Deus, quer do século o trabalho que ordenar, faça-o com discernimento e equilíbrio, 18 lembrando-se da discrição do santo Jacó, quando diz: “Se fizer meus rebanhos trabalhar andando demais, morrerão todos num só dia.” 
19 Assumindo esse e outros testemunhos da discrição, mãe das virtudes, equilibre tudo de tal modo, que haja o que os fortes desejam e que os fracos não fujam; 20 precipuamente, conserve em tudo a presente Regra, 21 para que, depois de ter bem administrado, ouça do Senhor o que disse ao bom servo que distribuiu o trigo a seus conservos no devido tempo: 22 “Na verdade vos digo - diz - estabelece-o sobre todos os seus bens.”