Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

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TEXTO ORIGINAL

Speculum perfectionis - 45

Caput 45. Quod de omnibus bonis verbis et operibus suis volebat soli Deo attribui gloriam et honorem.

1 Cum praedicasset populo Interamnae, in platea civitatis, statim finita praedicatione, surrexit episcopus civitatis ejusdem, vir utique discretus et spiritualis; 2 et ait ad populum: “Dominus ab initio ex quo plantavit et aedificavit Ecclesiam suam, semper illustravit eam sanctis viris, qui eam verbo et exemplo excolerent; 3 nunc autem in hac novissima hora (cfr. 1Ioa 2,18) illustravit eam isto pauperculo et despecto ac illiterato homine, Francisco. 4 Propter quod tenemini ex hoc Dominum diligere et honorare, et cavere vobis a peccatis; non enim fecit taliter omni nationi (cfr. Ps 147,20)”.
5 Iis verbis finitis, descendit episcopus de loco ubi praedicaverat et intravit ecclesiam episcopatus. Ad quem accedens beatus Franciscus, inclinavit se coram eo, procidens ad pedes (Act 10,25) ipsius; 6 et ait: “In veritate dico vobis, domine Episcope, quod nullus homo fecit mihi unquam tantum honorem in hoc saeculo quantum fecistis mihi hodie; 7 nam alii homines dicunt: Iste est sanctus homo, attribuentes mihi gloriam et sanctitatem, et non Creatori, sed vos tanquam discretus separastis pretiosum a vili (cfr. Ier 15,19)”.
8 Cum enim beatus Franciscus laudaretur et diceretur sanctus, talibus sermonibus respondebat, dicens: “Non sum adhuc securus quod non debeam habere filios et filias; 9 nam, quacumque hora Dominus auferret mihi thesaurum suum quem mihi commodavit, quid aliud remaneret mihi nisi corpus et anima, quae etiam infideles habent? 10 Immo credere debeo quod si Dominus latroni vel infideli homini tanta bona contulisset quanta et mihi, fideliores essent ipsi Domino quam ego. 11 Sicut enim in pictura Domini et beatae Virginis, in ligno depicta, honoratur Dominus et beata Virgo, et tamen lignum et pictura nihil sibi attribunnt, sic servus Dei est quaedam pictura Dei, in qua Deus honoratur propter beneficium suum, 12 sed ipse sibi nihil debet attribuere, quia respectu Dei minus est quam lignum et pictura: immo est purum nihil; et ideo soli Deo honor et gloria (cfr. Apoc 5,13) est reddenda, sibi autem solummodo verecundia et tribulatio, dum vivit inter miserias hujus mundi”.

TEXTO TRADUZIDO

Espelho da Perfeição - 45

Capítulo 45. Desejava atribuir somente a Deus a glória e a honra por todas as suas boas palavras e obras.

1 Quando esteve pregando ao povo de Terni, na praça da cidade, logo que terminou a pregação, levantou-se o bispo da mesma cidade, um homem discreto e espiritual, 2 e disse ao povo: “Desde o dia em que plantou e construiu sua Igreja, o Senhor sempre a ilumi­nou com homens santos que a honraram com a palavra e com o exemplo. 3 Agora, porém, nesta última hora (cf. 1Jo 2,18), ilus­trou-a com este homem pobrezinho, desprezado e iletrado, Fran­cisco. 4 Por isso, sois obrigados a amar e honrar o Senhor e abster­-vos dos pecados, pois não agiu assim com nenhuma outra na­ção” (cf. Sl 147,20).
5 Quando acabou de dizer isso, o bispo desceu do lugar de onde havia pregado e entrou na catedral. Aproximando-se dele, São Francisco inclinou-se diante dele e, caindo a seus pés (Ap 10,25), 6 disse: “Senhor bispo, em verdade vos digo que jamais um homem me prestou tão grande honra neste mundo, como me fizestes hoje; 7 pois os outros homens dizem: é um homem santo, atribuindo a glória e a santidade a mim e não ao Criador; mas vós, como sois discreto,separastes o precioso do vil” (cf. Jr 15,19).
8 Quando era louvado e chamado de santo, a tais palavras o bem-aventurado Francisco respondia, dizendo: “Ainda não estou seguro de que não vou ter filhos e filhas; 9 pois, em qualquer momento que o Senhor reti­rar de mim o tesouro que me confiou, que me restará senão o corpo e a alma, que também os infiéis possuem? 10 E até, devo crer que, se o Senhor tivesse concedido a um ladrão e a um infiel tantos bens quantos concedeu a mim, eles seriam mais fiéis ao Senhor do que eu. 11 Assim como num quadro do Senhor e da Santa Virgem, pin­tado sobre madeira, se honram o Senhor e a Santa Virgem, mas a ma­deira e a pintura nada atribuem a si, da mesma forma o servo de Deus é uma pintura de Deus, na qual Deus é honrado por causa de seu beneficio; 12 mas ele nada deve atribuir a si, porque, em relação a Deus é menos do que a madeira e a pintura: chega a ser um puro nada e, por isso, a honra e a glória (cf. Ap 5,13) só devem ser dadas a Deus; a si mesmo, porém, somente vergonha e tribulação, enquan­to viver entre as misérias deste mundo”.