Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Franciscanas
  • Crônicas
  • Crônica de Frei Tomás de Eccleston

Crônica de Frei Tomás de Eccleston - Introdução

A chegada dos Frades Menores à Inglaterra de Frei Tomás de Eccleston 

Este livro é uma fonte segura e extraordinária para conhecermos a identidade da Ordem no seu começo. O autor é praticamente desconhecido: só sabemos o que dá para adivinhar por seu escrito, onde não é personagem importante. Inglês, não parece que tenha ido à Itália nem conhecido São Francisco. Deve ter entrado na Ordem logo depois de 1230. É bem provável que teve à disposição alguns documentos oficiais. Tenta demonstrar o papel importante da Província inglesa na Ordem.

É interessante sua maneira de apresentar as grandes linhas da nova Ordem na Inglaterra: a mendicidade, a simplicidade e a pureza de uma alegria enorme pelo amor fraterno, tudo partilhado com todo tipo de pessoas da Inglaterra de seu tempo. Defende o valor dessa primitiva província inglesa. Recorda com gratidão os fatos antigos mas não é a favor da continuação da rigidez dos primeiros tempos.

A narração está dividida em temas escolhidos entre os mais importantes. Apresenta uma porção de retratos de frades antigos, para caracterizar uma província franciscana.

Nosso texto latino é o do Tractatus fr. Tomae vulgo dicti de Eccleston, De adventu fratrum minorum in Angliam, edidit, notis et commentario illustravit A.G. Little, in CED, VII, Paris 1909, mas procuramos sempre confrontá-lo com o Liber de adventu fratrum minorum in Angliam, da Annalecta Franciscana I, Quaracchi 1885, pp. 215-256. Seguimos a numeração da nova edição das Fonti Francescane, de 2004.

Decidimos usar a palavra Conversação para traduzir o original Collatio. A palavra Colação é usada até hoje pelas Clarissas para uma refeição leve no fim da tarde. O autor se refere quase sempre às conversas feitas durante esses jantares. Os textos recuados são notas marginais feitas no texto primitivo, e também são primitivas.

Para a apresentação usamos a sigla CrEc com a numeração de 1 a 135.