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TEXTO ORIGINAL

Cronica de Frei Tomás de Eccleston - 129

129. Praeterea dixit quod oportebat considerare mentem sancti Francisci et intentionem in regula alioquin, sicut insensibiliter crescunt pili barbae, sic crescent supernuitates in ordine. Oportet etiam niti contra fluctus saeculi supra quam necesse est, alioquin trahet nos inferius quam intendamus; sicut facit aqua volentes transire et directe tendentes ad ripam oppositam.

Praeterea dixit, quod nescit homo, si molestum sit ei amoveri a loco, nisi per experientiam, sicut non advertit, quod pili haerent capiti, nisi cum trahuntur.

Ipse in scripturis sancti studiosissimus erat et studentes studiose promovebat. In mensis extra refectorium lectionem semper habere volebat, et affectu specialissimo nomen Jesu venerabatur et verba sancti Evangelii devotissime recolebat: unde et superUnum ex quatuor Clementis canones perutiles compilavit, et expositionem, quam idem Clemens fecit, complete scribi in ordine procuravit. In meditatione post matutinum praecipue diutissime sedit, nec confessionibus nec consiliis de nocte, sicut praedecessores sui fecerant, intendere voluit. Dixit etiam, quod sicut peius est dare falsam regulam in faciendo quidquam, quam male facere, sic peiores sunt pravae sententiae circa facta ordinis quam imperfecta opera.

Difficillime credidit cuiusquam relationi, nisi vellet coram pluribus dicere id quod denuntiaret, super omnia suspicionis vitium vitare curavit. Familiaritates magnatum mulierum maximo studio declinavit, et etiam mirabili magnanimitate iras potentium pro iustitia parvipendit. Dixit autem aliquando, quod magnates sibi familiares suis consiliis illaqueant, et mulieres utpote mendaces et malitiosae suis blanditiis etiam devotos dementant. Diffamatorum famam reformare, dummodo eos poenitere perpenderet, omni diligentia studuit, et desolatorum corda confortare praecipue in officiis ordinis existentium, summa sagacitate curavit.

TEXTO TRADUZIDO

Crônica de Frei Tomás de Eccleston - 129

129. Disse, além disso, que era preciso considerar o modo de pensar de São Francisco e sua intenção na regra; caso contrário, assim como crescem insensivelmente os pêlos da barba crescerão as superfluidades na Ordem. Também convém lutar contra as ondas do mundo mais do que é necessário, senão elas vão nos arrastar mais baixo do que pensamos, como a água faz com os que querem atravessar e se dirigem diretamente à margem oposta.

Também disse que o homem só sabe que lhe faz mal ser mudado de lugar por experiência, como só percebe que o cabelo está preso na cabeça, quando é puxado.

Era muito dedicado no estudo das santas escrituras e promovia aplicadamente os estudantes. Queria ter sempre alguma leitura nas mesas fora do refeitório, venerava com afeto especialíssimo o nome de Jesus e recordava com muita devoção as palavras do santo Evangelho. Por isso, compilou cânones bem úteis sobre o Unum ex quatuor (45) de Clemente e cuidou de transcrever toda a explicação dada pelo autor. Ficava longo tempo em meditação, principalmente depois das Matinas, e de noite não atendia confissões ou conselhos, como faziam seus predecessores. Disse também que, como é pior dar uma má regra para fazer alguma coisa do que fazê-la mal, as opiniões destorcidas sobre os fatos da Ordem são piores do que as obras mal feitas.

Dificilmente acreditava em acusações de quem não quisesse fazer a denúncia diante de muitos, e tratava acima de tudo de evitar o vício da suspeição. Esforçava-se muito para evitar a familiaridade dos grandes e das mulheres e, a bem da justiça, com admirável grandeza ignorava a ira dos poderosos. Disse um dia que os grandes prendem os amigos com seus conselhos, e as mulheres, mentirosas e maliciosas, com suas seduções enlouquecem até os devotos. Procurava restaurar com toda diligência a reputação dos difamados que considerava arrependidos. E procurava confortar com suma delicadeza os corações dos desolados, principalmente dos que estavam nos ofícios da Ordem.