Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

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  • Processo de Canonização

TEXTO ORIGINAL

Processo di Canonizzazione - 11,5

5. Ancho disse epsa testimonia, che tucto quello che se diceva de la sanctità de la vita de la sopradicta madonna Chiara era vero, et epsa non saperia tanto dire de la sua sanctità, che in lei non fusse stato più; et non credeva che de la nostra madonna beata Vergine Maria in qua fusse stata mai alcuna donna de magiure sanctità, che la predicta madonna sancta Chiara. Imperò che epsa fo vergine, fo humile, accesa nello amore de Dio, nella oratione et contemplatione continua, nella asperità del cibo et del vestire allegra, et nelli degiuni et vigilie maravigliosa; in tanto che molte se maravigliavano come epsa potesse vivere de tanto pocho cibo. 
Haveva compassione grande alle afflicte; era benigna e liberale verso tucte le Sore. Et tucta la sua conversatione fo in Dio; et de le cose del mondo none voleva parlare, nè udire. Et nel regimento del monasterio et de le Sore era provida et discreta, più che non se pò dire. Adomandata como sapesse tucte le predicte cose, respuse: perchè fo presente con lei nel monasterio per tucto lo predicto tempo di vinti nove anni; et vidde tucte le predicte cose; e, se bisognasse, saperia dire in particulare tucte le cose sopra dicte.

TEXTO TRADUZIDO

Processo de Canonização - 11,5

5. A testemunha também disse que tudo o que se dizia da santidade de vida de dona Clara era verdadeiro, e ela não saberia dizer tanto sobre a sua santidade que não tivesse sido ainda maior. Não cria que da Nossa Senhora Bem-aventurada Virgem Maria para cá tivesse havido jamais alguma mulher de maior santidade que dona Clara. Pois ela foi virgem, foi humilde, acesa no amor de Deus, na oração e contemplação contínua, alegre na austeridade do comer e do vestir e maravilhosa nos jejuns e vigílias. Tanto que muitas não sabiam como podia viver com tão pouca comida. 
Tinha grande compaixão para com as aflitas; era bondosa e liberal com todas as Irmãs. E todo o seu viver foi em Deus. Das coisas do mundo não queria falar nem ouvir. E no governo do mosteiro e das Irmãs era próvida e discreta, mais do que se pode dizer. Interrogada sobre como sabia de todas essas coisas, respondeu: “Porque estive presente com ela no mosteiro por todos esses vinte e nove anos e vi todas essas coisas. Se precisasse podia contar tudo isso com detalhes”.