LÍNGUAS CLÁSSICAS

Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Franciscanas
  • Fontes Biográficas
  • Tomás de Celano
  • Segunda Vida (2Cel)

TEXTO ORIGINAL

Secunda Vita (2Cel) - 23

Caput XVI - De providentia futurorum et qualiter religionem commisit Romanae Ecclesiae, et quadam visione.

23 
1 Vitae meritis continue pater sanctus ac virtute proficiens, cum natorum soboles multiplici ubique iam numero dilataretur et gratia, extenderetque usque ad fines orbis palmites (cfr. Ez 17,6; Ps 18,5) fructuum fertilitate mirificos, coepit saepius meditari sollicitus, qualiter illorum novella plantatio (cfr. Ps 143,12) servari posset et crescere unitatis vinculo (cfr. Eph 4,3) colligata. 
2 Videbat tunc contra pusillum gregem (cfr. Luc 12,32) luporum more saevire quamplures, et de sola novitate dierum malorum inveteratos (cfr. Dan 13,52) sumere occasionem nocendi. 
3 Praevidebat quaedam inter ipsos filios accidere posse sanctae paci et unitati contraria, et, sicut saepe accidit in electis, rebelles futuros quosdam suae carnis sensu inflatos (cfr. Col 2,18) et spiritu paratos ad iurgia et pronos ad scandala dubitabat.

TEXTO TRADUZIDO

Segunda Vida (2Cel) - 23

Capítulo 16 - Sobre a providência das coisas futuras e como confiou a religião à Igreja Romana, e sobre uma visão.

23 
1 Progredindo o santo pai continuamente em merecimentos e em virtude, e tendo os seus filhos aumentado muito em número e em graça, pois estendiam até os confins do mundo seus ramos carregados de frutos maravilhosos, começou a pensar mais freqüentemente no que teria que fazer para conservar e fazer crescer aquela plantação nova atada com o vínculo da união. 
2 Percebia que havia muitos que eram como lobos enraivecidos contra o seu pequeno rebanho. Inveterados nos dias maus, buscavam pretexto para prejudicá-los só porque eram uma novidade. 
3 Previa que mesmo entre seus próprios filhos poderiam suceder coisas contrárias à santa paz e unidade e temia que, como pode acontecer muitas vezes entre os escolhidos, pudessem aparecer alguns, inflados pelo sentido de sua carne, dispostos a contendas e inclinados aos escândalos.